terça-feira, 18 de maio de 2010

Cavando a própria cova!

Ontem, no meu carro, indo para o trabalho, vi uma área até ontem verde, maculada por sacos e sacos de lixo. E eu, que não custo pra ficar revoltado, me aborreci.
Eu fiz uma pesquisa com alunos de faculdades de diversas regiões do Estado de São Paulo que mostrou que a preocupação com a sustentabilidade é quase unanimidade. Foi um dos resultados obtidos da luta que travei com a minha tese no ano passado.
Se isso é reflexo da mídia, que tanto fala do assunto, não importa. O que importa é que por osmose ou conscientização, as pessoas já estão mudando seus pensamentos. Mas isso não basta. Um discurso bonito não é suficiente e não deve ser reflexo da moda.
O que eu e você devemos fazer é mudar nossas atitudes. Só que a pesquisa mostrou que isso ainda não é o forte das pessoas. 
Geralmente é assim mesmo: a incompatibilidade entre o discurso e a ação é a regra. O que vale é poder tirar vantagem de tudo. 
Ou a sociedade muda seus hábitos de consumo e suas atitudes, ou o planeta ainda vai anunciar para os quatro ventos que a espécie que se auto-intitulava pensante e racional foi a mais eficiente em construir seu próprio mausoléu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário