terça-feira, 11 de novembro de 2008

TAHUANTINSUYU & TENOCHTITLÁN

in memoriam

Museo de América. Bem aqui na frente de casa. Lá do outro lado da avenida.
O lugar que mais tirei fotos até agora. Foram quase 500. Eu viajei lá dentro.
Quem gosta um pouco de história vai longe. E dessa vez mais revoltou do que encantou.
Tantas questões me vieram à cabeça naquela tarde de domingo.
E, se o ouro não nos tivesse sido roubado?
E, se toda a chacina de índios não tivesse acontecido?
E, se não nos ensinassem que seus deuses eram melhores?
E, se toda a cultura indígena tivesse sido respeitada?
Se, se, se. Ouvi uma vez uma prova da sabedoria pós-moderna: se minha avó tivesse saco, não seria minha avó, seria meu avô. hehe
Mas mesmo assim os "ses" passearam pelo museu comigo.
Tantas possibilidades. Tantos caminhos. Hoje a América teria outra imagem no mundo. Não sei se melhor ou pior, nem sei se estaria aqui divagando sobre isso. Só sei que não consegui passar ileso por aqueles corredores graças a fascinação que sempre me despertou os mais, asteca e, principalmente, os incas.
O que passou, passou. Já ouvi isso. Muita coisa aconteceu e ficou para trás. As pessoas não são as mesmas, tampouco as idéias. Mas a ganância de outrora permanece, hoje vestida em trajes de modernidade.
Por isso, acho que olhar o passado com outros olhos pode trazer um sentido diferente para os nossos dias.
A grande maioria das pessoas concordaria com essa frase que, ao meu ver, pode ser tida como um dito popular: aprendemos com nossos erros.
Se isso for verdade também aprendemos com relatos passados que não vivenciamos. Com histórias de heroismo, ou com as histórias de covardia e desrepeito do passado colonizador da América.
Isso tudo pode parecer chato para uns ou superficial para outros. Não sei. Só sei que aqui é um espaço onde me permito fazer isso.
Museo de América. Um lugar que não inspirou tanta paz quanto o Parque del Retiro, mas do qual também sai com a sensação de que preciso voltar para terminar a visita. Quantas vezes ainda não sei, mas vou voltar!



Das quase 500 fotos que tirei no dia 26 de Outubro, algumas podem ser vistas aqui!


Um comentário:

  1. Owww...putz, legal essa idéia do blog, saudades brother. Hehe...até rimou...!!!

    Bacana as fotos, museu sensacional, posta mais fotos de tudo por aí.

    Abração.

    Bróy

    ResponderExcluir