sábado, 29 de novembro de 2008

ÁVILA

Outra cidade declarada Patrimônio da Humanidade. Todo tipo de souvenir tenta vender a imagem da magia presente em Ávila.

Não seria necessário. Basta andar por cima da muralha, datada do século 11, com parte preservada e parte restaurada, para descobrir logo nos primeiros passos toda a mágica lá presente.

Esforço de romanos, mouros e judeus. Cidadãos livres e escravos. Soma de trabalhos seculares para erguer algo que ainda é palpável.

Em vários momentos meu pai me olhava dizendo: "Isso parece coisa de cinema!" Realmente tudo aquilo parecia um grande cenário. Mas confesso que é mais do que isso.

Mesmo com todo o fascínio que a sétima arte exerce naqueles que a apreciam, a experiência real supera tudo o que algumas películas já mostraram.
Bom, seria redundante falar que viajei de novo. Não é novidade. Mas não tem como a máquina do tempo da imaginação não ir parar lá na Idade Média ao circundar a cidade caminhando sobre a muralha.

A imaginação fértil se mescla com histórias já lidas e, como Toledo, Ávila nos leva para longe da realidade.

Na cidade mais alta da Espanha presenciamos um frio danado que entra até nos ossos.

Templos e conventos romanos e renascentistas completam toda a sensação de magia. Palácios e mansões da nobreza castellana se espalham por ruas estreitas e "simpáticas".

Tudo que escrevi e tudo mais que tentar falar sobre o lugar não chega a ser suficiente para representar todo o fascínio que a cidade despertou.
Quero voltar lá também! =)

Outras fotos aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário