terça-feira, 30 de dezembro de 2008

BIER BEER BIERE BIRRA CERVEZA CERVEJA

A apreciada cerveja é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada. Indícios apontam que foi uma das primeiras bebidas criadas pelo homem. Realmente nossos antepassados foram geniais.

Desde 4000 aC egípcios, sumérios e mesopotâmios já sabiam das coisas e tomavam cerveja.

Sua matéria prima varia de acordo com a região geográfica. Assim, cervejas variadas em relação ao tipo, sabor e coloração são produzidas mundo afora. Isso é muito bom, pois temos mais opções para provar antes de eleger a favorita!

A Europa começou a apreciar a bebida por volta de 3000 aC e nós, brasileiros, só tivemos a felicidade em 1808. Foi somente então que aprendemos que cerveja é bom.

Tudo isso, na verdade é para falar que estou fazendo um blog de cervejas em dias de folga da pesquisa e dos estudos aqui no velho mundo.

Nada técnico apenas comentários e opiniões pessoais, de uma idéia que nasceu assim:

Um dia, com meu pai em Madrid, numa bodega, resolvemos comprar cervejas diferentes para provar. Compramos uma belga e nos apaixonamos. Até então não conhecia.

Saímos daquele dia da bodega com alguns vinhos e várias cervejas diferentes.

Fim das férias do meu velho que embarcou para o Brasil no dia 9 desse mês, eu, sozinho, resolvi um dia dar uma volta no mercado e comprar uma cerveja. Chegando lá, não resiste claro que busquei uma belga, mas as opções eram tantas e tantas que fiquei meio desconcertado.

Peguei algumas garrafas de tipos e estilos diferentes e algumas latas mais comuns.

Dias depois comentei com meu amigo gaúcho, o Bruno. Ele gostou da idéia e estamos fazendo coleção de novos paladares.

O Bruno deu a idéia de fazermos um rating de cervejas e começou isso no blog dele.

E agora, cá estou eu, em momentos de pausa para festas, e descanso das pesquisas e dos estudos, fazendo meu blog só de cervejas.

Como já mencionei no primeiro post não tem nada de profissional, são apenas opiniões de alguém que gosta de cerveja. Resolvi fazer minhas avaliações pessoais e as notas que vou atribuir para cada cerveja, são única e exclusivamente baseadas no meu gosto pessoal.

É isso! Tem muito mais para contar e muito mais para ler por ai. E no blog, muito mais histórias.

Aqui só um convite pra você abrir uma cerveja enquanto decide se vai ou não passar por lá.

UM BRINDE A NINKASI E SAÚDE!

* Ninkasi era a deusa da cerveja dos sumérios por volta de 2600 aC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário