quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DEMOCRADURA OU DITOCRACIA?

Hoje, não bastasse ter que rebater denúncias infundadas de quem não tem informações suficientes e mal sabe falar, chegando em casa para almoçar, descobri que não posso ser eu.
Deixe-me explicar. Moro em um condomínio, que por ser novo ainda não tem normas. E por não ter normas, não tem restrições. Mas acham que têm. Por isso, fui notificado que tenho que tirar um banner da candidata a deputada estadual que apoio, pois dois moradores reclamaram.
Quando o Brasil jogou, eu, e outros mais, mostramos nosso apoio, dependurando bandeiras nacionais. Somos patriotas, pensei. E se somos patriotas, temos a obrigação de zelar pelos nossos direitos democráticos.
Até onde sei, sou um cidadão de um estado que me permite ter ideologias e filiações políticas. Sou um cidadão capaz de professar minha fé e minhas crenças. Sou um indivíduo que pode torcer e, se quiser, até ser fanático, por um time de minha preferência.
Nada, nem nenhum regulamento pode ser maior do que os direitos que a constituição me dá.
Sou livre e, desde que não fira e interfira na individualidade de outros, posso manifestar meus gostos, sentimentos, paixões e convicções.
Se tivesse participado de uma decisão democrática para estabelecer normas, com certeza as teria cumprido. Não sou dono da verdade e nem posso me indispor e contrariar o gosto da maioria. Fui criado assim e assim sou.
Mas não fui consultado, assim como nenhum outro morador foi.
Eu sinto muito em dizer, mas você, que veste verde-amarelo somente em copas do mundo, ainda não aprendeu ser cidadão. Você que se fantasia de bandeira a cada quatro anos, não sabe que tem direitos, por isso, tenta ferir os alheios.
Ou tomamos ciência do nosso papel, ou tomamos sol em uma praia deserta para o resto da vida. 

2 comentários:

  1. Bravooo!!! Belo discurso meu amigo!

    Não podemos ser alienados nesse mundinho de pessoas sem identidade. Vamos lutar pelos nossos ideais, vamos levantar a bandeira pelas coisas as quais acreditamos.

    Tbm apoio DRA. SANDRA BARROS, 43016. Deputada Estadual. Tá lá no meu carro, andando pra cima e pra baixo...será que alguém vai me obrigar a tirar??? =)

    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Apoio DRA. SANDRA BARROS, 43016. Deputada Estadual. Tá lá na minha sacada, e não vai sair mediante pressão.

    ResponderExcluir